quarta-feira, 17 de novembro de 2010

evolução política de Atenas: a caminhada até à democracia





Reformas de Dracon:
  • Passou as leis de Atenas por  escrito, acabando com a justiça arbitrária dos clãs, assim estabelecendo o dominio do Estado na admnistração da justiça.
Reformas de Sólon:
  • Acaba com a escravatura por dívidas e institui um novo equilibrio social (pequenos e médios proprietários)
  • Alarga o corpo de cidadãos, ordenados às frátrias que integrem muitos dos que anteriormente se viam excluídos da cidadania.
Reformas de Clístenes:
  • Clístenes, reoganiza  os orgãos do governo, de maneira que possa tirar poder á nobreza, faz com que os cidadãos usem não o nome do seu pai mas sim o nome do seu demo, elimina o estado aristocrático e religioso, dando origem ao Estado Novo. 

Reformas de Péricles:
  • Completou a obra política de Efialtes, retirando parte dos seus poderes do Areópago e tranferindo-os para a Eclésia, a Bulé e a Helieia. Péricles faz prevalecer ideias democráticas dentro da assembleia, igualmente importante é para ele o papel de Atenas na Grécia, considerando-a uma potencia militar e cultural. Defende que para considerar a democracia, é preciso que os cidadãos incluindo os pobres possam participar nas actividades políticas; criou o pagamento de salários para quem exerce cargos políticos, a mistoforia. Criou uma lei que poíbe a sua concessão a quem não tenha pai e mãe Ateniense.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, este é o meu novo blog "O cantinho da Historia no CMB", espero que gostem e contribuam com as vossas sugestões...
bjs, Patricia