quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A obra do Imperador Octávio vista por ele próprio



«Pacifiquei os mares, limpando-os de piratas. Nessa guerra capturei cerca de 30 000 escravos, que tinham fugido dos seus amos e haviam pegado em armas contra o estado, e entreguei-os aos senhores para os castigarem.
            Toda a Itália me prestou juramento espontaneamente e me pediu que fosse seu chefe […]. O mesmo juramento, prestaram as províncias […] desde de Cádis à foz do rio Elba […]. A minha armada navegou através do oceano, desde a foz do Reno até à região do sol nascente. […] Por minha ordem e sob a minha protecção, levaram-se quase ao mesmo tempo, depois exércitos à Etiópia e à Arábia […]. Anexei o Egipto ao Império do Povo Romano.
            No meu sexto e sétimo consulados, depois de ter extinguido a guerra civil e de ter assumido, por consenso universal, o poder supremo […] recebi do Senado o título de Augusto […]. Depois dessa época fiquei acima de todos em autoridade […].
            O Senado e o Povo Romano nomearam-me Pai da Pátria.»

Inscrição em dois pilares de bronze em Roma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, este é o meu novo blog "O cantinho da Historia no CMB", espero que gostem e contribuam com as vossas sugestões...
bjs, Patricia